quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Esclarecimentos da Reitoria da UEPB aos alunos de Odontologia do Campus VIII Araruna


Mediante as manifestações externadas pelos bacharelandos do curso de Odontologia do Campus VIII UEPB Araruna, em ato de justa manifestação e protesto, na cobrança de melhorias em seus laboratórios e clínicas, chegando a entrar em greve, conseguiram através da repercussão destes atos chamarem a atenção por esta nobre causa, repercutida em diversos blog, e portais de notícias de Araruna e em âmbito estadual, atentarem os olhares da  Reitoria da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), que em nota recém enviada, manifesta esclarecimentos aos mesmos sobre sua postura para sanar  as dificuldades apresentadas e vivenciadas pelos alunos deste curso, que apenas buscam dignamente o direito de poder cursarem e se capacitarem como bons profissionais.

                               

Reforço minha solidariedade com os discentes do curso de Odontologia, e de forma democrática abro espaço para a Reitoria da UEPB fazer seus esclarecimentos a respeito do assunto, como canal de contato e entendimento de ambos, sobre suas posições.

Segue a Nota:

UEPB esclarece sobre processo de aquisição de equipamentos para Curso de Odontologia do Campus VIII
Qua, 12 de Setembro de 2012 15:41

  
A Administração Superior da Universidade Estadual da Paraíba esclarece que o processo de aquisição dos equipamentos para o Curso de Odontologia do Campus VIII, localizado no município de Araruna, encontra-se em plena tramitação, seguindo os passos determinados pela Lei nº 8.666/93 – Lei de Licitações. O referido processo, alheio à vontade da Pró-Reitoria de Administração (PROAD) e da Comissão Permanente de Licitação da UEPB, passou por alguns transtornos que lhe interromperam a execução em tempo hábil, como programado. Neste sentido, cumpre ressaltar que:
  
O Pregão Eletrônico nº 098/2011, realizado em 11.05.2012, resultou fracassado, conforme faz prova a publicação do DOE de 23.05.2012, pag. 15.
Ato contínuo, após a emissão de parecer da Procuradoria Jurídica da UEPB, pugnando pela compra direta, em virtude do fracasso verificado no PE nº 098/2011, a PROAD envidou todos os esforços no sentido de cotar preços para instrumentalizar o processo de dispensa de licitação, encontrando sérias dificuldades (empresas que não respondiam ao pedido de pesquisa de preços ou que não se propunham à instalação; preços não compatíveis, etc.), o que, só agora foi possível concretizar, com a contratação da Empresa CHICAGO PENEUMATIC BRASIL LTDA, CGC N° 51.609.568/0001-45, com sede a Rua São Paulo, 147, Alphaville Industrial e Empresarial, Barueri – SP – CEP: 06465-130, com entrega prevista para o dia 20 de setembro.

A PROAD, no desempenho de sua obrigação, cumpriu todas as etapas necessárias à elucidação do problema surgido após o Pregão Eletrônico nº 098/2011 ter sido declarado fracassado, de acordo com o que preconiza a legislação – mesmo lamentando o decurso de prazo ocorrido para adquirir os equipamentos, imprescindíveis às atividades do Curso de Odontologia, faz-se necessário esclarecer que, à Administração Pública, não é permitido ultrapassar o limite imposto pela lei, nem burlar as determinações legais, mesmo que a aquisição em pauta apresente-se urgente e indispensável.

A Administração Central da UEPB, logo que tomou conhecimento do movimento grevista dos estudantes, convidou o coordenador do Curso de Odontologia e o diretor do Centro de Ciências, Tecnologia e Saúde (CCTS) a comparecerem a Reitoria, juntamente com representantes do Departamento de Odontologia do Campus de Campina Grande, para formatarem uma proposta alternativa que pudesse garantir as aulas práticas dos alunos do 5º período que precisavam de aulas práticas em clínica. Foi proposta a vinda dos alunos do 5º período para Campina Grande, garantindo hospedagem, alimentação e todas as aulas práticas em uma clínica disponibilizada pelo Departamento de Odontologia. Para os alunos do 4º período, foi proposto o transporte de ida e volta de Araruna para Campina Grande, para viabilizar a aula prática em pré-clínica, que acontece uma vez por semana.
Assim, nesse período seriam tomadas todas as providencias para a conclusão da instalação da Clínica no Campus de Araruna. Em Assembleia, ficou definida uma comissão de estudantes para ter acesso a toda documentação do processo de licitação e instalação da clínica.

Sendo assim, a Administração Superior da UEPB convida a todos os alunos do Curso de Odontologia do Campus VIII a uma reflexão e ao retorno das atividades para que os prejuízos não se acumulem.



Campina Grande, 12 de setembro de 2012.

Aldo Bezerra Maciel

Vice-reitor, em exercício na Reitoria

sexta-feira, 7 de setembro de 2012

A prática do Jiu-jitsu em Araruna

Equipe de Jiu-jitsu PitBull - Araruna - PB
Mediante a busca por uma melhor qualidade de vida sabemos que a aquisição de conhecimentos faz diferença no mundo em que vivemos, mas devemos ressaltar também que a pratica esportiva se torna essencial nesta busca, o movimento está em nossas vidas como uma necessidade básica e fundamental vital do ser humano, seja para crianças, adolescentes, adultos ou idosos, através da prática esportiva expressamos sentimentos, crenças, valores e nosso modo de sentir e perceber o mundo. As modalidades de esportes existentes são das mais variadas, sejam de esportes coletivos ou individuais, notadamente todos auxiliam na formação da conceituação básica da cidadania, aspectos afetivos, sociais, cognitivos, culturais e biológicos. 

Desta maneira, procuro destacar, um grupo praticante de esportes no município de Araruna, que com muita determinação está fazendo a diferença na vida de muitos jovens desta cidade, me refiro particularmente ao Grupo PitBull de Jiu-jitsu, organizado pelo mestre e incentivador Jailson Pinheiro, praticante deste esporte, e sobretudo um vencedor nos tatames e fora deles, que trabalha com uma equipe de jovens que praticam o Jiu-jitsu, e de forma eficaz e competitiva, concorrem em diversos torneios, nos mais diversificados lugares, em busca de títulos e principalmente enraizando diversos valores, que influenciam certamente suas vidas, seja na consequente melhoria nas suas condições físicas e de saúde ou em outros valores.

Equipe PitBull

Este trabalho do Grupo PitBull merece destaque, tendo em vista a deficiência e a ausência de atenção dos poderes públicos, sejam em âmbito municipal, estadual e federal, em dar suporte as práticas esportivas, e ações como as deste grupo, contribuem para formação de jovens mais competentes e capazes de se adequarem ao mundo que a eles é apresentando diariamente, pois com a aquisição de valores e a luta por alcançar seus objetivos, se tornam pessoas mais preparadas para também concorrerem nas mais variadas competições que a convivência social os impõe.

Podemos citar brevemente que o Jiu-jitsu é uma arte marcial japonesa, que utiliza-se golpes com técnica de alavancas, torções e pressões contra o adversário, sua criação remonta a época dos antigos samurais, que quando acabavam uma batalha sem suas espadas ou lanças, necessitavam de um método de defesa, usando seu corpo como arma. Uma das qualidades destes esportes de combate, certamente é o aprendizado e respeito mutuo entre os adversários, seja durante as mais variadas situações, como em casos de vitória ou derrota, demonstrando claramente a influencia e os valores positivos como influencia em seus praticantes.


O grande idealizador deste projeto o senhor Jailson Pinheiro, é colecionador de uma série de títulos ao longo de sua trajetória, onde podemos destacar os seguintes: Campeão Norte Nordeste, Campeão e Vice-Campeão Paraibano, Campeão Potiguar, Campeão Open e Acari - RN, também campeão em Campina Grande - PB, Currais Novos - RN, 2º lugar em Picuí - PB e Campeão Interno da Gfteam. Em quase todos os torneios que Jailson Pinheiro participou seus alunos estavam também presentes, competindo, e seguindo seu exemplo de vitória, conseguindo estarem presentes em diversos pódios, seja em 1º, 2º ou 3º colocados, ou participando com afinco das competições.

Outro jovem notadamente destacado neste esporte, é Ednardo Gabriel Sousa, que  faz parte da equipe Super-Fight de Bananeiras- PB, mesma equipe que Jailson Pinheiro também faz parte.Ednardo é um exemplo de dedicação neste esporte de contato físico, tanto quanto para seus alunos no município de Araruna, onde trabalha como professor de Ciências, para jovens do Ensino Fundamental.
Ednardo Gabriel Sousa destacando medalha
conquistada em competição
Este exemplo da pratica do esporte vivenciada por Jailson Pinheiro e por estes jovens deve ser destacada, onde o próprio filho de Jailson , Douglas Pinheiro (17 anos) cresceu tendo o esporte como alicerce em sua formação assim como seu irmão Jaimilson (3 anos), estas ações merecem destaque, afinal de contas estão representando nossa cidade, e onde eles vão levam consigo o nome Araruna e do estado da Paraíba, e merecem além de nosso respeito uma atenção maior dos órgãos públicos, para que  as variadas formas de esporte façam parte da convicencia diária do cidadão, e não apenas como um exemplo isolado, a ser ilustrado, como este da Equipe PitBull. Diante de tudo que foi exposto, só nos resta parabenizarmos esta iniciativa e que este projeto cada vez mais se desenvolva contribuindo com a vida de cada vez mais pessoas em nossa cidade em nosso estado. 

Jailson Pinheiro em ação
Jailson durante combate
Rapazes expondo suas medalhas conquistadas

O pequeno Jaimison com seu pai Jailson Pinheiro
Jailson Pinheiro e Pedro Neto

Jailson Pinheiro ao lado de Ednardo Gabriel 3º colocado Camp. Paraibano de Jiu-Jitsu



Os Guerreiros da Equipe PitBull
Aos que se interessem em participar dos treinamentos, não apenas para competições em torneios, mas por lazer este é o endereço da Equipe Pitbull: Avenida Semeão Leal, S/Nº, Centro, Araruna - PB.


Minhas Congratulações e Saudações aos Esportistas de  Araruna.

Wellington Rafael




quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Estudantes do curso de Odontologia UEPB Campus VIII decretam GREVE

Estudantes do curso de Odontologia UEPB Campus VIII decretam  GREVE


Em busca de melhorias no curso de bacharelado em Odontologia do Campus VIII, da Universidade Estadual da Paraíba, no município de Araruna, alunos decretaram greve por tempo indeterminado, causando surpresa nesta sexta-feira, 31 de agosto de 2012, foi um gesto inusitado de se ver, onde  alunos deste curso estão demonstrando sua insatisfação com os rumos que o curso está tomando, este ato determinado foi idealizado pelas turmas de Quarto e Quinto períodos, onde procuram incentivar também aos demais alunos deste curso, em manifesto de adesão ao movimento.

Esta atitude de se entrar em greve, deve ser entendida, através da alegada e explicita falta de estrutura dos mesmos no campus, onde reiteram a cobrança na melhoria de suas clínicas e laboratórios, é certamente uma cobrança justa, diante o esforço dos mesmos em se tornarem bons profissionais, e as exigências que a própria sociedade irá impor aos mesmos, quanto futuros profissionais, que deverão estar plenamente habilitados a executar suas funções.
Diante desta situação, cabe a direção do campus, e a coordenação do curso de Odontologia, se manifestarem também a respeito, para conjuntamente exigir uma postura da  Reitoria da UEPB, para que seja sanado este problema, embora seja lamentável observar que se chegue a este ponto, já que é uma obrigação da universidade, redentora de parcela de recursos advindo dos cofres públicos, sustentados pelo povo paraibano, que o mínimo de estrutura seja concedida, creio que a desculpa de ser um campus novo já não sirva mais, afinal estamos caminhando para os 24 meses de universidade desde sua criação e instalação.
Mediante o aparente descompromisso da Universidade com seu aluno, me solidarizo com os discentes do curso de Odontologia, e me manifesto em favor de suas reivindicações.