quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Histórico da Rádio Serrana de Araruna

Antiga logomarca da Rádio Serrana, 590 AM

A população do município de Araruna, tem vivenciado nos últimos dias, o retorno das atividades da Rádio Serrana, fora do ar há alguns meses, e com muita satisfação acompanhamos novamente a querida "serrana" de volta, abrilhantando o dia-a-dia de milhares pessoas, de diversas gerações, em nosso município e em mais de 150 outros municípios espalhados pelo nordeste brasileiro, através das ondas da 590 KHz AM. 

Essa história está recomeçando, mas, iniciou há exatamente 23 anos, quando Availdo Azevedo  anuncia pela primeira vez: "No ar a ZYI 692, 590 KHz, Rádio Serrana de Araruna, operando em caráter experimental", carimbando de forma inesquecível o passaporte da emissora ao sucesso radiofônico. 

"Em 11 de novembro do ano de 1988 Dona Wilma Targino Maranhão, juntamente com o senhor Luiz Azevedo do Nascimento (Lulinha), simbolicamente cortaram a fita, dando por inaugurada a Rádio Serrana Ltda., a primeira emissora da Região Serrana instalada na cidade de Araruna, á rua Coronel Pedro Targino, s/nº. onde ainda hoje funcionam seus estúdios e administração." (NASCIMENTO, 2003, p. 282).*

Rádio Serrana de Araruna em 2011.

Á partir daí, se deu a arrancada de uma trajetória de sucesso, onde muitas vidas foram marcadas através da arte do entretenimento, por uma equipe comprometida com a ética profissional e a paixão pela radiofonia,  diversas foram as presenças registradas ao longos destes mais de 20 anos, algumas breves, outras duradouras, mas, todas marcantes, afinal o conjunto de um grupo unido é o que rege o resultado de uma trajetória vitoriosa.

Ao longo dos anos a rádio teve vários diretores, sendo o primeiro deles o radialista Claudio Cunha, em seguida foi substituído pelo radialista Availdo Azevedo, detentor do percurso mais duradouro na direção da emissora, precedido por Vivaldo Félix e tendo em seu comando atualmente o jovem radialista Jocimar Dias.

Uma excelente equipe se formou no traçado do tempo, e muitos nomes marcantes se fizeram presentes a frente dos microfones da querida Rádio Serrana e na apresentação de seus programas como: Availdo Azevedo, Lucimar Oliveira, Fernando Oliveira, Carlos Suzuky, Adna Nobre, Digenilson Silva, só para citar alguns, pois os amigos são muitos e o espaço pequeno, para tamanha grandeza das amizades que esta emissora ajudou a formar, pois o carisma desta equipe era forte.

Muita versatilidade se observava em cada programa, como víamos, só para citar como exemplos, as personagens interpretadas por Carlos Suzuky, como a "Vovó Quitanda" e o "Professor Chupeta", interessante relembrar de quadros memoráveis como: "A hora do chorão" e a leitura da carta do ouvinte,  humoristicamente batizada de "As desgraças da minha vida", além do auxílio de colegas como "Chaveirinho da Paraíba", "Mané Boca de Papa", "Beto da Barraca", "Zé Heleno", entre outros, estas participações enriquecem os programas, pois trazem o público para mais perto do mesmo. Presença sempre marcante também é a do meu querido amigo "Chefe" de Tacima, que sempre fez companhia ao Padre Júlio Paiva em seus programas da emissora  "NO ALTO DA SERRA DE ARARUNA".

Dentro de sua grade programacional, no decorrer de pouco mais de duas décadas, muitos foram os programas apresentados pela Serrana de Araruna e muitos também foram os apresentadores dos mesmos, mas, sem duvida, alguns programas marcaram mais na história e na memória dos ouvintes.

      Programas mais marcantes ao longos dos 23 anos no ar:
  • Ligação Direta - apresentação Clóvis Soares (in memorian);
  • Disque Jóquei - apresentação Walker Anominondas;
  • Poesia Verso e Viola - apresentação Availdo Azevedo, Fernando Oliveira;
  • Exclusivo Sertanejo - apresentação Adna Nobre; 
  • Emoções - apresentação Ary Silva;
  • Tudo acontece no Sábado - apresentação Alain Delon (in memorian);
  • Serrana Esportiva - apresentação  Milton Mará e Carlos Suzuky;
  • Paraíba Verdade - apresentação Padre Júlio Paiva;
  • Brega Show - apresentação Fernando Oliveira;
  • Serrana no Comando da Noite - apresentação Lucimar Oliveira;
  • Super Show do Amigão - apresentação Ivan Carlos;
  • Sintonia 590 - apresentação Sandra Macêdo, Carlos Suzuky;
  • Comando Musical da Manhã - apresentação Digenilson Silva;
  • Exibição Tradicional das Santas Missas.

Além destes tradicionais radialistas citados por vocação ou ocasião, dos quais se dispensam apresentações, tamanho a grandeza de seus carismas e sobretudo o amor e zelo, empenhados pelos mesmos a prática radiofônica, também devemos relembrar alguns outros, que tiveram na Rádio Serrana uma temporada mais curta, mais não menos marcante como: Franco Benevides, Marcos Ribeiro (in memorian), Sandra Macêdo e os potiguares JB (in memorian), Vania Lucia, Audy Acioly, Duda Santos, Fernando Luiz (cantor), que se fizeram presentes embora em menor proporção temporal da grande família da Serrana.

Em muito contribuíram para a história de sucesso da Rádio Serrana, os funcionários da parte técnica administrativa, que também usavam da simpatia e gentileza no atendimento aos ouvintes por telefone, ou exercendo muitas outras funções na emissora como: Cidinha Santos, Gilza Alves Azevedo e Nilson Santos.

A  seguir algumas fotos  de personagens que fizeram parte da história Rádio Serrana.

Duda Santos, década de 90.
Fonte: Acervo pessoal de Fernando Oliveira.
Fernando Oliveira, década de 90.
Fonte: Acervo pessoal de Fernando Oliveira.

Fernando Oliveira, Availdo Azevedo, Gilza ALves,
Fontes: Acervo pessoal de Fernando Oliveira.



Adna Nobre, década de 1990.
Fonte: Acervo pessoal de Adna Nobre.
Adna Nobre e Digenilson Silva, década de 90.
Fonte: Acervo pessoal de Adna Nobre.
Lucimar Oliveira ao lado de Ivan Carlos, data indefinida.
Fonte: Acervo pessoal de Fernando Oliveira.
O jovem Jocimar Dias, década de 90.
Fonte: Acervo pessoal de Fernando  Oliveira.


Trio de ouro da Serrana: Availdo Azevedo, Walker Anominondas
 e Fernando Oliveira, década de 90.
Fonte: Acervo pessoal de Fernando Oliveira.


Ivan Carlos, Clóvis Soares (in memorian), Digenilson Silva e Fernando Oliveira.
Fonte: Acervo pessoal de Fernando Oliveira.
Fernando Oliveira e Silvio Luiz  (TV BAND) em 1995.
Fonte: Acervo pessoal de Fernando Oliveira.


Jocimar Dias, Carlos Suzuky e Milton Mará, década de 90.
Fonte: Acervo  da Rádio Serrana.
Milton Mará, Fernando Oliveira, Jocimar Dias, Carlos Suzuky e Nilson Santos,
década de 90.  Fonte: Acervo pessoal de Fernando Oliveira.
Fernando Oliveira entrevistando o jovem prefeito  Benjamin Maranhão,
década de 90.  Fonte: Acervo pessoal de Fernando Oliveira.

 A partir de agora vamos conferir imagens da equipe que forma atualmente a rádio Serrana de Araruna.

Fernando Oliveira
Lucimar Oliveira
Adna Nobre
Carlos Suzuky 

Digenilson Silva
Marcos Adriano
Jocimar Dias
Cidinha Santos
Padre Júlio Paiva
Nilson Santos

Os populares "Pipo" e "Xaveirinho da Paraíba" 
(participação em alguns programas, não fazem parte da emissora, mas, gostam de auxiliar em alguns programas)
Adna Nobre em entrevista ao ex-governador José Maranhão,
 durante o Primeiro Festival de Inverno de Araruna, 2009.
Prefeita Wilma Maranhão e deputada Olenka,  em
confraternização com alguns  membros da rádio Serrana.

Durante toda década de 1990, a emissora sempre esteve entre as de maior influencia junto a seus ouvintes e aos anunciantes, mesmo com o processo de proliferação das rádios, a Serrana de Araruna é, e foi inegavelmente, assim como nos diz Pereira Nascimento, "[...] a líder em audiência em diversas regiões da Paraíba e do Rio Grande do Norte [...]". A Rádio Serrana faz seu retorno, neste ano de 2011, ás vésperas de comemorar 23 anos de existência sob os cuidados do ex-governador do estado José Targino Maranhão, retornando com um novo transmissor, atingindo cerca de 170 municípios dos estados da Paraíba, Ceará, Pernambuco e Rio Grande do Norte, além de trazer como novidade o acréscimo do radialista Marcos Adriano aos seus quadros, como uma nova figura a iniciar história na emissora.

É extremamente gratificante falar desta emissora, não apenas pelo seu produto em si, não pelo resgate da história  propriamente dita, mas, da história de vida, do profissionalismo e das amizades construídas em todos estes anos, e que é sentida no brilho do olhar e no sorriso de cada membro da rádio, pois a maior comunicação, que esta estação radiofônica realizou, foi a vinculação da ética, da moral e do respeito, entre seus integrantes e para com o público, alimentando um ciclo que se renova em cada palavra e em cada gesto de carinho e amor pelo que se faz.

Para ouvir a Rádio Serrana de Araruna basta sintonizar seu rádio na faixa de 590 KHz AM ou pelo site www.radioserrana590.com. São essas e muitas outras ações que fazem que a Rádio Serrana seja sempre "A VOZ DE ARARUNA QUE A PARAÍBA CONHECE", então, sintam-se convidados a novamente ouvirem as ondas da "Rádio que fala bem de você", como nos diziam as clássicas vinhetas da emissora.
Nova logomarca da Rádio Serrana, 590 AM

_______________________________________________________________________

Agradecimentos:
  • Ao amigo Fernando Oliveira, que contribuiu com seu vasto acervo fotográfico e oralidade inconfundível, além de fazer questão que nenhum detalhe a cerca da  história da rádio, assim como os atores dela, não fossem esquecidos.
  • Aos amigos Adna Nobre Carlos Suzukyque emprestaram um pouco de seu tempo, contribuindo com  fotografias e histórias sobre a emissora e com a realização desta modesta matéria.
  • A querida amiga Lívia do Nascimento Oliveira, que com sua simpatia e carinho me incentivou a produzir este trabalho sobre a Rádio Serrana, e me fez despertar o interesse que já tinha por esta bela história. 

*NASCIMENTO, Pereira. A História da Radiofusão na Paraíba. 2003.


Wellington Rafael

sexta-feira, 16 de setembro de 2011

UEPB Campus VIII Araruna - 1 ano de vitórias

Entrada do Campus VIII Araruna. Fonte: Sec. da UEPB campus VIII.
No  dia 20  de setembro, o campus VIII da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), completou 1 ano de funcionamento, onde sua inauguração foi realizada aos 20 de setembro de 2010. Data louvável, que contou com a presença do governador em exercício, o desembargador Luiz Silvio Ramalho, da reitora da UEPB, Marlene Alves de Souza Luna, da prefeita do município de Araruna, Wilma Targino Maranhão, além de outras presenças, que se fizeram marcantes nesse dia memorável.

Nessa data, foi marcada o início do novo campus da UEPB,  que hoje forma o Centro de Ciências, Tecnologias  e Saúde (CCTS), no denominado "Campus VIII - Professora Maria da Penha", homenagem a uma antiga professora deste município que muito contribuiu com a educação dos jovens em sua trajetória de vida. O campus VIII de Araruna, oferecendo os cursos de Bacharelado em Odontologia, Bacharelado em Engenharia Civil e Licenciatura em Ciências da Natureza, além de diversas extensões, e perspectivas animadoras de implantação de novos cursos.

Prefeita Wilma Maranhão e reitora Marlene Alves
 descobrindo a placa de inauguração. Dias, Jocimar (2010).

Ao longo deste primeiro ano, de muitas realizações e sucessos, a cidade de Araruna comemora um episódio marcante em sua história política, constituindo a partir da inauguração desta universidade, a "Pedra Fundamental" de muita esperança, e créditos de um futuro promissor, pois já sente em seu cotidiano, e em sua economia o impacto causado com a vinda deste campus. 

Atualmente centenas de jovens se deslocam de suas cidades e se instalam na cidade de Araruna, local escolhido para a batalha iniciada aqui, através  de suas chegadas, com direção a seus sonhos mais promissores, além da vinda de professores, e demais categorias, que porventura também estão ajudando a construir um novo aspecto social e cultural em nossa cidade e certamente também transformando a vida de cada um deles.

Devemos ressaltar, que a vinda deste campus universitário, foi certamente um presente maravilhoso para nossa cidade, e para toda microrregião do Curimataú como um todo, mais que não veio de graça, muitos anos de espera se passaram, sem que nosso campus e toda sua excelente estrutura física, digna de louváveis elogios, ganhasse enfim uma alma e um espírito com a efetivação da criação do campus. 

Vista lateral dos blocos. Fonte: Sec. da UEPB campus VIII. 

Vencendo todos os obstaculo impostos pelo tempo perdido, Araruna, deve creditar e fazer um agradecimento especial , ao empenho e determinação do então governador do estado da Paraíba, o senhor José Targino Maranhão, que por este campus universitário sonhou, idealizou, construiu, lamentou, se esforçou, e enfim, após muitos entraves, inaugurou, e conseguiu trazer uma instituição de Ensino Superior para o município de Araruna,  pois ele próprio sabe das dificuldades dos mais carentes e dos que vivem mais distante, possuírem acesso a uma universidade, através deste pensamento, ele lutou e trabalhou até vencer.

Reitora Marlene ao lado de José Maranhão,
em visita ao campus em dez/2010. Fonte: Sec. da UEPB campus VIII.

Muito bem nos disse o desembargador Luis Silvio Ramalho no dia da inauguração do campus VIII: "Quem é do interior, como eu, sabe das dificuldades que os estudantes sentem ao chegar á universidade. Se a universidade vem pra nossa casa, fica mais fácil. E o progresso só chega a um município ou região por meio do conhecimento, da educação".

Laboratório de Informática. Fonte: Sec. da UEPB campus VIII.

Laboratório de Odontologia. Fonte: Sec. da UEPB campus VIII. 
Sala de leitura. Fonte: Sec. da UEPB campus VIII. 

Sala do Auditório. Fonte: Sec. da UEPB campus VIII.

Então, nesta ocasião especial, se deve agradecer o empenho do Governo da Paraíba, e da reitora da Universidade Estadual da Paraíba, por meio das pessoas do ex-governador José Maranhão e da reitora Marlene Alves, pela efetivação deste sonho, que agora nos é realidade, e que com certeza, irá transformar muito mais, a vida econômica, social e cultural de Araruna e cidades vizinhas. 

Neste primeiro ano de existência do Campus VIII Araruna, devemos desejar sucesso e muito progresso, na vida de nossos estudantes naturais da cidade, ou jovens desbravadores de seus destinos, que aqui estão estudando e se aventurando no mundo acadêmico, aos professores, e todos aqueles que fazem e farão parte desta bela história, que está sendo escrita no nosso campus, na nossa cidade e nas nossas vidas.

Parabéns Campus VIII Araruna, pelo seu primeiro aniversário!

Wellington Rafael